Atelier Túllio Victorino

 Túllio da Costa Victorino nasceu a 14 de Dezembro de 1896. Frequentou a Escola de Belas Artes em Lisboa, transitando depois para a Escola de Belas Artes, no Porto. Túllio Victorino foi ainda professor de desenho, nas escolas Brotero, em Coimbra e Machado de Castro, em Lisboa.

A primeira exposição individual realizada por Túllio Victorino foi em Castelo Branco, a convite do IV Congresso e Exposição das Beiras, em Junho de 1929 distinguindo – se com a Medalha de Ouro. A sua última exposição foi realizada de 30 de Novembro a 9 de Dezembro de 1963, na Sociedade Nacional de Belas – Artes, em Lisboa.

Com o quadro “ O Baptismo Negro”, encomendado pelo Estado, Túllio Victorino ficou representado na Exposição Colonial de Paris.

Túllio Victorino está igualmente representado em vários Museus, tais como: Arte Contemporânea e Municipal, em Lisboa; Machado de Castro em Coimbra;  José Malhoa, nas Caldas da Rainha; Grão Vasco em Viseu;  Abade de Baçal, em Bragança;  Museu da Guarda; de Castelo Branco e Figueira da Foz;  Museu dos Escuteiros de Ovar;  Comissão de Turismo de Tomar, entre outros.

O pintor, Túllio da Costa Victorino, morreu a 23 de Março de 1969 na sua casa – ateliê em Cernache do Bonjardim. O Ateliê do pintor Túllio Victorino, localizado em Cernache do Bonjardim, é património da Câmara Municipal da Sertã. Este Ateliê inscreve-se num estilo arquitectónico neo-árabe. Nesta casa, o pintor trabalhava nas suas obras e, ao mesmo tempo, servia de sua residência. Antes de ser adquirido pela Câmara Municipal, o Ateliê estava em estado de degradação. Após a sua aquisição, a Câmara Municipal recuperou-o, tornando-o num espaço cultural para a população de Cernache do Bonjardim. Foi-lhe atribuído o nome de “ Espaço Cultural Túllio Victorino” e foi inaugurado no dia 12 de Setembro de 2008. Onde Túllio Victorino dormia, comia, pintava, vivia com a família e recebia os amigos, existem actualmente espaços de cultura abertos à comunidade. No rés-do-chão, funciona a Escola de Pintura, onde os alunos aprendem a arte de pintar uma vez por semana.