Igreja Matriz

 Quando em 5 de Janeiro de 1544 - o Rei D. João III, criou a Paróquia – Freguesia de S. Sebastião de Cernache do Bonjardim – a população decidiu construir um amplo templo, deixando para mais tarde, os ornamentos interiores. Em 1554 o Príncipe D. Francisco – então Prior do Crato – assumiu e financiou as obras da igreja que possui 3 naves sustentadas por 12 colunas de cantoria. Dizem os populares que as colunas da Igreja Matriz, vieram dos Paços onde D. Nuno Álvares Pereira (São Nuno) Nasceu e que já tinha caído em ruínas.

 Em 1576 – fizeram-se novas obras e presume-se, que foi nessa altura que começaram a ser constituídos os altares em talha dourada. Em 1688 – o Vigário Padre Dr. Eusébio Leitão de Andrade, aumentou a capela-mor e mandou fazer o trono no altar Mor, que até aí não tinha. Em 1798 – Joaquim José Luís do Bonjardim, mandou construir a capela lateral do lado esquerdo – aumentando assim a área da Igreja.

 O Altar das Almas – localizado no lado direito – foi mandado fazer pelo Rei D. Pedro III – marido de D. Maria I, que para além de todas as imagens do altar, também doou relíquias de vários Santos que ainda lá se encontram e muitas outros donativos. Por isso, a nossa igreja Matriz tem no alto um “escudo encimado pela Coroa Real “.

 Em tempos, a Igreja Matriz teve um órgão datado do século XVIII, um púlpito e uma escadaria em cantaria, que foram, infelizmente, destruídos. Do órgão ainda se vêem as sua ruínas… do Púlpito e da escadaria que dava para o coro nada resta.