Instituto Vaz Serra

 Em tempos colégio de renome nacional, o Instituto Vaz Serra, foi fundado por volta de 1950 por Libânio Vaz Serra. Era  constituído por quatro pavilhões: um internato, um edifício onde se encontravam as aulas dos antigos 2.º, 5.º e 7.º anos liceais e laboratórios, outro edifício (casa mãe) onde se davam aulas de instrução primária e do 1.º ciclo e a residência dos professores, e o pavilhão destinado para a prática de Educação Física (área onde se realizavam festas anuais e sessões de cinema cultural).  No inicio, o Colégio funcionou em duas casas antigas – internato e externato – na Quinta de Santa Cruz, com um total de 50 alunos (de ambos os sexos) dos quais 28 eram internos.

No período áureo do I.V.S., o instituto chegou a possuir 700 alunos só no regime de internato. Com a Guerra Colonial, o número de alunos diminuiu e em 1975, o internato chegou mesmo a fechar. Até 1975, o edifício serviu de internato masculino. De 1976 a 1986, alojou retornados e refugiados das ex-colónias e aquartelou os bombeiros voluntários. Em 1987 foi mandado restaurar e em 1988 foi feita a transferência do externato para esse edifício. O edifício actual do I.V.S. tem vindo a sofrer transformações e foi construído entre 1958 e 1960. Através da construção do IVS, Libânio Vaz Serra implementou o ensino e deu oportunidade de melhorar as condições de vida dos seus conterrâneos.

 

Espaço exterior do instituto Vaz serra

O Instituto Vaz Serra localiza-se na Freguesia e vila de Cernache do Bonjardim, na Rua Libânio Vaz Serra. Junto a ele situam-se o Pavilhão Municipal e um parque de estacionamento. A entrada da escola é feita pelo portão principal. Nas traseiras da escola, existe um campo de futebol.

 

Emblema do Instituto Vaz Serra

O símbolo reúne os principais feitos da nossa história:

a) A águia, que se encontra em cima do escudo, simboliza a grandeza, o poder e o destino imperial da Pátria Portuguesa no Mundo;

b) As quinas e a irradiação solar que projectam, simbolizam o milagre de Ourique, a fundação da Nacionalidade e o Espírito Cristão, que presidiu aos seus destinos desde a primeira hora.

c) O escudo, com a cruz e a espada de D. Nuno Álvares Pereira, simbolizam as lutas contra Castela, para a consolidação da Independência Nacional;

d) Finalmente, a Esfera Armilar simboliza e invoca o ciclo das descobertas e toda a Expansão Portuguesa ao Mundo.



 

Comendador Libânio Vaz Serra

Libânio Vaz Serra nasceu em 1891 e faleceu a 9 de Novembro de 1971. Tornou-se um grande agricultor em Fernando Pó, África. Casou com Maria Celeste de Lemos da Mata Vaz Serra.

Ao fim de cerca de 17 anos, em 1922, regressou à sua vila, Cernache do Bonjardim, administrando daqui as suas fazendas e demais haveres que lá deixou.

 

 

 

 

Os alunos possuiam um uniforme e recebiam instrução militar. Existia, por exemplo, o toque de clarim que os obrigava a formar para as refeições e para deitar, como se estivessem na tropa. Também possuiam um hino, que pode ser lido mais abaixo:

 

 

 

Hino

 Aprumados marcharemos

Pelos caminhos da vida

Seiva imensa, fruto bom

Somos da Pátria querida.

 

Belo símbolo a nossa farda                           

Da vitória de amanhã

Brada à Terra mar e céu

Mocidade alegre e sã.

 

Nossa escola é a ciência

Fonte de sã lucidez

Fogo sagrada que abrasa

Nosso peito Português.

 

Assim aptas para a vida,

Eis gentes a Loira messe

São os homens de amanhã

A malta do I.V.S.